quinta-feira, 23 de julho de 2009

Dicas para viajar para o exterior

Prezados amigos

Ano passado fiz a minha primeira viajem ao exterior, fui para a China e este ano fui para a Saint Petersburg na Russia e na volta passamos (eu e a minha esposa) uma semana em Paris.

Viajar para o exterior é ótimo, porém é preciso tomar várias providencias e estar atento a detalhes importantes que podem nos ajudar muito.

Acredito que seguindo essas instruções, você estará mais bem preparado:

Visto do Passaporte

Dependendo do pais para onde se viaja, é necessário um visto, para alguns países da Europa, como a França por exemplo, brasileiros não precisam de visto, porém se precisar, vale a pena pagar um despachante ou uma agência de viagens para fazer isso, eles tem muita experiência com isso e já sabem todos os macetes para agilizar o processo.

Passagem pela migração
Geralmente a passagem pela migração é massante, pois além de estar cansado de viajar muitas horas de avião, você vai enfrentar filas enormes, em uma sala quente,com gente de todo o mundo, sem nenhum ou pouquissimos conhecidos, provavelmente você só vai conseguir conversar (para passar o tempo) somente com esses conhecidos (ou ninguem mesmo) e por fim com oficiais da migração cara de poucos amigos e as vezes encarando você, principalmente nos países onde o comunismo prevaleceu.

Uma dica importante é imprimir documentos referente a passagens de avião,estadias em hoteis e convites ou comprovantes de participação em congressos e eventos internacionais, assim fica mais fácil para você comprovar o que vai fazer no hotel.

Tem um caso de um amigo que ia a um jantar anual em Londres, por por ser a primeira vez, ele não imprimiu nada e foi barrado literalmente. Fique atento a isso.

Hotel
Quando for procurar o hotel, veja no google maps onde ele fica, procure fotos, veja os pontos turísticos próximos a ele e também a via de transporte, em Saint Petersburg e Paris por exemplo tem muito metro e isso facilita muitio.

Cuidado com diárias muito baratas, as vezes o apartamento não tem banheiro, ai você tem que usar o comunitário, nem café da manha incluso, você tem que pagar a parte, tente ver o máximo de detalhes do quarto e se possível a quanto tempo o hotel existe, se for muito velho você corre o risco de pegar quartos e banheiros em estado péssimo.

Dinheiro
Compre dolar ou euro e assim que chegar no local (se for outra moeda) vá trocando aos poucos, pois dependendo do local, você corre o risco de ficar com dinheiro sem valor no bolso.

Na Russia por exemplo, 1 real compra em média 16 rublos, então lá ninguém quer saber de moedas, eu por exemplo, estava com um monte, fui jantar com minha esposa e tentei me livrar das moedas, não quiseram aceitar,embora desse para pagar o jantar, achei um absurdo, mas tinha que me livrar daquelas moedas, pois bem, após jantar, fui na doceria e pedi algumas coisas, esperei primeiro a moça embalar tudo e me entregar, depois dei as moedas para ela, ela fez aquela cara, mas dinheiro é dinheiro, me livrei delas.

Já em países com modas valorizadas esse problema, eu ach, não ocorre, em Paris usam muita moeda para dar o troco.

Cidade
Ao chegar em uma nova cidade, quando entrar no hotel, já consiga um mapa da cidade, eles tem muitos e são de graça, localize o seu hotel, depois veja os pontos turísticos onde quer ir e trace a melhor rota (a mais curta se possível) para o seu destino, assim você ganha tempo, use uma caneta ou melhor ainda, um marca-texto. Se de ainda, localize os pontos mais próximos, assim você pode planejar a visita a vários pontos em um mesmo dia.

Verifique se há um ônibus ou barco que faz um tour pela cidade, isso pode ser uma das primeiras coisas a fazer, porque assim você consegue referências a vários pontos, para depois conhecê-los mais a fundo, em Paris há vários pontos do Rio Sena onde você pode pegar um "batobus", ele anda por um bom tempo e você localiza vários pontos turísticos.

Isso depende de cada um, mas vá aos lugares a pé, eu e minha esposa andávamos de 6 a 8 horas na Russia e em Paris, foi muito bom e nem ficamos cansados ou com muita fome, tem ônibus, metros, taxis, mas o bom é a pé, assim você conhece melhor o povo, os costumes e a realidade da cidade.

Vacina
Para viajar é preciso estar vacinado, vá a um posto de saúde pelos menos um mês antes, faça uma carteirinha e depois vá ao aeroporto, procure o pessoal da Anvisa, faça uma carteirinha internacional, isso é obrigatório.

Comida
Dependendo do local você pode não gostar da comida, eu por exemplo não me dei bem com a comida chinesa, isso não quer dizer que ela não é boa, apenas que não coincidiu com o me paladar, gosto é gosto e não se discute. Literalmente eu passei fome uma semana na China.

Tem MacDonalds e outras lanchonetes fast-food do gênero, na China eu e meu amigo Ricardo achamos um MacDonald e depois um KFC, ficamos felizes da vida, "Oba ! Comida ocidental", porém nos demos mal, tanto o sanduiche do Mac quantos a coxas de frango do KFC estavam lotadas de pimenta, pois foram adequadas para o paladar chines, não conseguimos comer muito,

Então aconselho a levar chocolates, torradas e bolachas na mala, já na Russia eu fiz isso, embora a comida lá seja boa, comi tudo que levei.

Malas
Seja coerente, não leve de mais ou de menos, eu costumo levar uma peça para cada dia, mais uma pequena reserva, lembre-se que você vai ter que carregar a sua mala, por coredores, escadas, outros meios e muito provavelmente vai ter que ficar no aeroporto um bom tempo esperando, fazendo hora, comprando, almoçando, indo ao banheiro com aquele trambolho, e possivelmente vai ter que pegar um metro com ela, então facilite a sua vida.

Pode ocorrer também da sua mala sumir na esteira, por isso é bom levar alguma roupa e coisas de valor na bagagem de mão. Se a sua mala sumir, faça um boletim de ocorrência no balcõ da compania aérea.

Aproveitando, faça um seguro saúde para eventuais necessidades médicas e para ajudar no reembolso da mala, caso a mesma desapareça, pois alguns seguros cobrem isso.

Bom pessoal, acho que é isso, aproveitem a viagem e levem uma câmera e várias pilhas para ela.

Um comentário:

Karla disse...

Oi! Tudo bem? Você visitou meu blog (http://blogmeudiariolight.blogspot.com/) e fez uma pergunta sobre postagem via e-mail. Sobre postar por e-mail depende de qual sistema é o blog, pois nem todos tem esse recurso. Como o seu também é blogger então tenho certeza que tem o recurso =D No painel onde tem as configurações, tem várias abas (Postagem, Comentários, Configurações, Design, Gerar receita, Estatísticas). Vai na guia Configurações e nela contém vários sub itens. O que se usa para postar é o E-mail e Celular (depois de site feed). Aí tem as configurações do endereço de e-mail que deseja, tem o final "@blogger.com". É só configurar, salvar e copiar esse endereço. Salve ele no seu e-mail. Depois é só postar como se fosse um e-mail normal e irá aparecer no blog logo em seguida. Espero ter ajudado. Abraços e ótimo feriado!